fbpx

UMA COLEÇÃO DE NOTÍCIAS, ARTIGOS E EVENTOS DO SETOR DE MINERAÇÃO

O modelo é voltado para operações em minas a céu aberto de grande escala e será testado em uma mineradora no Brasil.

Fabricante de máquinas pesadas do mercado nacional, a XCMG Brasil está ampliando seu portfólio de produtos para mineração com o caminhão XDE260, previsto para o segundo semestre de 2025. O modelo é voltado para operações em minas a céu aberto de grande escala e será testado em uma mineradora no Brasil. O caminhão já demonstrou excelente produtividade e baixo custo operacional em diferentes regiões do mundo. O XDE260 já apresentou bons resultados em minas de carvão (Shaanxi), mina de cobre no Equador e mina de carvão na Mongólia Interior, entre outras. Um dos equipamentos em operação já acumulou 18 mil horas de trabalho na mina de cobre Jiangxi, enquanto outro opera há 14 mil horas na mina de cobre Tibet Julong, localizada a altitude de 5.400 metros.

O novo caminhão XDE260 da XCMG Brasil oferece economia de combustível graças ao seu peso reduzido. Estima-se que para cada 10% de redução no peso médio há uma economia de combustível de aproximadamente 4%. O veículo também é equipado com um ventilador de embreagem com controle de temperatura que proporciona diminuição de ruídos e melhora a eficiência do consumo de combustível. Além disso, a carroceria leve diminui o peso morto do veículo, aumentando sua eficiência no transporte.

Desenvolvido para atender lacunas no mercado de mineração, o XDE260 garante operações eficientes e seguras, uma vez que sua cabine oferece um ambiente espaçoso e confortável, atendendo aos padrões ISO ROPS/FOPS. O caminhão também apresenta uma taxa de disponibilidade acima de 90% nas operações realizadas ao redor do mundo. Seu sistema de frenagem dinâmica, que usa motores elétricos, garante segurança e reaproveitamento energético.

As vedações do XDE260 são resistentes a altas pressões, temperaturas extremas e apresentam longa durabilidade. O caminhão possui também placas de fricção de alto desempenho, o que assegura uma frenagem suave e confiável, chassi rígido, motor diesel-elétrico (MTU com controle eletrônico e sistema de acionamento CA da GE e XCMG), entregando potência de 1865 kW – 2500 BHP @ 1800 rpm e uma carga nominal de 240T.

Fonte: brasilmineral.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Mantenha-se atualizado com as últimas notícias, promoções e insights técnicos.