Os contratos futuros do minério de ferro subiram na terça-feira para seus níveis mais altos em mais de duas semanas, sustentados pelo crescente otimismo em relação a mais estímulos do principal consumidor, a China.
O contrato de minério de ferro de janeiro mais negociado na Dalian Commodity Exchange (DCE) da China encerrou o pregão diurno 2,53% mais alto, a 791 yuans (US$ 111,33) a tonelada métrica. Ele atingiu o maior nível desde 17 de outubro, a 798 yuans a tonelada, no início da sessão.
O minério de ferro de referência para dezembro na Bolsa de Cingapura subiu 1,09%, para US$ 105,05 a tonelada, às 07h11 GMT, também o maior nível desde 17 de outubro.
Os legisladores chineses revisaram um projeto de lei do gabinete que aumentaria os tetos da dívida do governo local para substituir a dívida oculta existente, enquanto o comitê permanente do principal legislativo da China iniciava sua reunião na segunda-feira, informou a mídia estatal Xinhua.
Isso foi interpretado pelo mercado como um sinal positivo, já que o pesado fardo da dívida dos governos locais pesou sobre os investimentos e o crescimento econômico.
“As expectativas estão aumentando de que a reunião desta semana do Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo fornecerá novos detalhes sobre medidas de estímulo fiscal”, disseram analistas do ANZ.
A Reuters informou com exclusividade na semana passada que a China está considerando aprovar uma nova emissão de dívida de mais de 10 trilhões de yuans para lidar com dívidas ocultas de governos locais, financiar recompras de terras ociosas e reduzir um estoque gigante de apartamentos não vendidos.
A atividade de serviços da China teve a expansão mais rápida em três meses em outubro, após a expansão inesperada da atividade manufatureira, o que impulsionou ainda mais o sentimento geral.
Outros ingredientes siderúrgicos no DCE ganharam, com carvão metalúrgico e coque subindo 1,57% e 1,97%, respectivamente.
A maioria dos benchmarks de aço na Bolsa de Futuros de Xangai estavam mais altos. O vergalhão adicionou 1,3%, a bobina laminada a quente avançou 1,07%, o fio-máquina subiu 0,33%, enquanto o aço inoxidável caiu 0,26%.
Fonte: br.advfn.com